Apresentação


MENSAGEM DO DIRETOR

Bem-vindos ao “pátio” da tradição salesiana, isto é, ao “lugar pastoral” onde os jovens e educadores se encontram como amigos e vivem em alegria!

Apresentamos o leque de atividades culturais, artísticas e desportivas que os Salesianos de Manique promovem durante o ano, apostando na variedade, qualidade e no alto valor educativo e pastoral de cada uma. A finalidade última é sempre a felicidade plena do jovem, através do desenvolvimento das suas qualidades, quais dons recebidos de Deus e valorizados em benefício de todos.

Agrupam-se num nome comum “ARTISPORT” e serão coordenadas pela mesma pessoa, Prof. Miguel Dábrio, fazendo equipa e partilhando este desafio com muitos outros profissionais.

As excelentes condições estruturais desta casa, a entrega apaixonada dos promotores e a aposta confiante e comprometida dos Pais/EE, criarão condições únicas e excelentes para vermos crescer com sucesso os nossos queridos jovens artistas e atletas!

Pe Manuel Mendes


MENSAGEM DO DIRETOR PEDAGÓGICO

A escola dos Salesianos de Manique assume-se como uma escola aberta, popular e inclusiva.

Neste sentido, para além da preocupação com a instrução, preocupa-se com a educação integral dos jovens, procurando, através das artes e do desporto despertar os alunos para valores que possam possibilitar uma orientação de vida. Queremos uma escola onde sejam alimentados os interesses e a curiosidade dos alunos; uma escola onde existe alegria, confiança… de modo a que a personalidade de cada aluno possa expandir-se e amadurecer. Assim, a nossa oferta pressupõe um conjunto de atividades em que o educador e o aluno, fora da sala de aula, estabelecem uma relação de proximidade que promove todas as valências do aluno em situações em que ele se sente mais realizado.

O aluno sente-se, assim, mais pessoa e faz da escola um lugar onde quer estar, onde se sente bem e onde encontra amigos com quem pode contar.


Prof. Augusto Almeida