Xadrez

 

xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida. Para o conseguir, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o xadrez passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como: maior desenvoltura ao tomar decisões; treino do raciocínio lógico e do pensamento crítico; maturidade intelectual; poder de análise de consequências; aumento da autodisciplina; responsabilidade das ações; habilidade de antecipação; aumento da velocidade de pensamento.

Pesquisas realizadas apontam o xadrez como um grande aliado da educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos.

A grande generalidade das disciplinas consegue tirar benefícios do xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.