Professor Tiago Vicente - Guitarra Clássica 

Tiago Vicente

Guitarra Clássica 


     

Tiago Miguel de Carvalho Vicente nasceu em Lisboa, em 1983. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, estudando com vários professores particulares que o ajudaram na sua formação.

Aos 14 anos ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional onde prosseguiu os seus estudos de Guitarra com o professor Carlos Alberto Ramos Lopes. Durante esse tempo realizou um trabalho de mérito e fortemente reconhecido por os restantes professores do mesmo instrumento.

Em 2002 Tiago Vicente ingressa no Curso Superior de Guitarra do Instituto Piaget onde estudou com o professor Dejan Ivanovich. Nesta Universidade foi membro de vários grupos de música de câmara dirigidos pelos professores Filipe Pinto Ribeiro e Vasco Gouveia, apresentando-se com os mesmos em diversas salas do país.

Em 2009 iniciou o seu mestrado em interpretação guitarristica com o mesmo professor na Universidade de Évora. Terminou o mestrado em 2012, tocando no recital final o Concerto nº1 de Mauro Giuliani, Concerto Elegiaco de Leo Brouwer e Concerto de Aranjuez de Joaquín Rodrigo.

Durante o seu estudo académico, tem realizado concertos e recitais a solo, juntamente com orquestra e vários grupos de música de câmara nas mais prestigiadas salas do país.
Em Julho de 2009, Tiago Vicente foi premiado, obtendo o 2º prémio no VI Concurso Internacional de Guitarra de Leiria, concurso integrado no 27º Festival de Música de Leiria. Em 2010, foi novamente premiado com o 2º prémio no 28º Festival de Música da mesma cidade. Apresenta-se regularmente em diversos concertos e recitais tanto a solo como em grupos música de câmara. Desde 2010 que é convidado regularmente para tocar com quarteto de cordas, interpretando obras especificas de música de câmara e também para quarteto de cordas e instrumento solista.
Em 2011, foi convidado para ser solista a convite da Orquestra de Cascais e Oeiras, com a qual interpretou o famoso “Concierto de Aranjuez” de Joaquín Rodrigo, dirigido pelo maestro Reinhard Seehafer. Concerto que se realizou 2 vezes no mesmo ano. Concerto esse, que obteve excelentes criticas por parte do maestro. Em 2013, interpretou o Concerto para guitarra e orquestra op.30 do compositor Mauro Giuliani a convite da mesma orquestra.

Simultaneamente com os seus estudos participa anualmente em cursos internacionais de aperfeiçoamento artístico destinados à performance musical e artística. De todos os cursos e Masterclass que frequentou destaca-se vivamente os guitarristas: Carlo Marchionne, Marco Socias, Costas Cotsiolis, Darko Petrinjak, Joaquín Clerch, Michalis Kontaxakis, Álvaro Pierri, Serafín Arriaza, Hubert Kappel, Claudio Marcotulli…

Atualmente, é professor efetivo de guitarra no Conservatório de Música de Cascais e nos Salesianos de Manique.