Centro Musical Dom Bosco

CENTRO MUSICAL D. BOSCO
 

 
"Uma casa sem música é como um corpo sem alma"  
  

Situado nos Salesianos de Manique, o Centro Musical Dom Bosco é um espaço musical que opta por um método de ensino educativo, aliado a um ambiente estimulante e acolhedor que abrange todas as faixas etárias sem excepção, assim como os diversos gostos musicais, mostrando que nunca é tarde para aprender música.

Os mais recentes estudos efectuados nas áreas de Neurologia e da Neuropsicologia revelam até que ponto a Música – Arte, tão antiga quanto o próprio Homem, e que tão profundamente reflecte as inúmeras formas de sentir e pensar das sociedades humanas – influencia alguns dos mais importantes aspectos da vida humana.

Pesquisas efectuadas pela Universidade do Texas revelam que os elementos do Ritmo, da Harmonia e da Melodia estimulam fortemente o cerebelo, zona do cérebro responsável pela Postura, Equilíbrio, Coordenação e Movimento. Ainda um outro estado, baseado em elementos estatísticos, comprovou que a referida região do cérebro, em músicos com reconhecida experiência, apresenta um volume ligeiramente superior à média dos indivíduos sem competências musicais. Por outro lado, está já comprovado que a memória visual e verbal encontra-se francamente mais desenvolvida em jovens estudantes de música.

O Centro Musical Dom Bosco nasceu assim em 2003 com a forte convicção de que o ensino da música tem um papel fundamental na formação integral do indivíduo, contribuindo para o desenvolvimento de princípios basilares de cidadania.

A nossa oferta pedagógica inclui um variado leque de opções no que respeita à aprendizagem de instrumentos musicais: Piano, Violino, Violoncelo, Guitarra Clássica, Clarinete, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Trombone, Canto, Percussão, Guitarra Elétrica e Baixo Elétrico

As aulas decorrem às horas de almoço e no final dos tempos letivos.