Apresentação

(em atualização)

Encontra-se muito generalizada a ideia de que o conhecimento é hoje o recurso mais importante de uma nação, mais do que o petróleo, o ferro ou qualquer outro recurso natural. Sabe-se que a capacidade de um aluno entrar e progredir num novo mercado de trabalho depende cada vez mais da sua capacidade de adquirir, processar, comunicar e aplicar informação. Ora, este conjunto de competências só pode ser conseguido através de um tipo de processo de ensino-aprendizagem em que o objectivo seja a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade.

Os Conhecimentos de Química e Física são essenciais para a compreensão de uma infinidade de fenómenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronómica explosão de uma estrela. A Biologia é a ciência da vida. Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A Geologia é uma das ciências da Terra que estuda a história do nosso planeta, a sua estrutura, os materiais que o compõem, os processos da sua transformação e a sua configuração espacial. Na Matemática não há nenhum ramo, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real.
 O computador é actualmente, um utensílio privilegiado tanto na aquisição de dados inerentes a medições como na simulação de experiências, impossíveis de realizar em laboratório; permite o tratamento de dados estatísticos e o acesso rápido a valores e constantes e a outros elementos de pesquisa.  Deste modo a Informática surge como a Ciência de excelência, transversal a todas as áreas do saber.
 
“Não é da natureza das coisas que um único homem faça uma súbita e violenta descoberta; a ciência avança passo a passo e cada homem assenta no trabalho dos seus predecessores... Os cientistas não estão dependentes das ideias de um único homem mas antes da combinação da sabedoria de milhares de homens.” Lord Rutherford

Visita de Estudo ao Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico -DEQ

 No dia 3 de fevereiro, as turmas de Ciências e Tecnologias do 10.º e 11.º anos realizaram mais uma visita ao Instituto Superior Técnico, aos Dias Abertos do Departamento da Engenharia Química.

Noticia IST 3-2-15

c a b IMG_1190[1] IMG_1184[1] IMG_1189[1] IMG_1185[1] IMG_1186[1]