Disciplinas

Coordenador de Departamento: Frederico Baptista

Disciplinas:

Educação Moral e Religiosa Católica

A Educação Moral e Religiosa Católica é um valioso contributo para a educação integral da pessoa, uma vez que “responde às necessidades resultantes da realidade social, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários (…)” (CEP)

História e Geografia de Portugal

Miguel Cervantes (o tal do D. Quixote) que diz o seguinte: "A História é desafio do tempo, repositório dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."

História

A História permite o alargamento do horizonte cultural e a compreensão do mundo na sua pluralidade de modos de vida, sensibilidades e valores em diferentes tempos e espaços, contribuindo para a formação da consciência cívica numa perspetiva que corresponda ao desenvolvimento de atitudes de tolerância e de respeito pelos valores democráticos.

Geografia

“O geógrafo é uma testemunha do mundo (…) tem o direito e o dever de dizer o que viu e como viveu.” (Paul Claval)

Filosofia

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)

Psicologia

“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer.” (Freud)

Economia

A economia tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na vida das sociedades. Nos dias de hoje, encontramos referências à economia em todos os assuntos que dizem respeito ao ser humano. Desde a sua inserção no mercado de trabalho até à forma como se produzem os bens que permitem suprir as suas necessidades, há uma infinidade de problemas cuja resposta é dada através da ciência económica.

Sociologia

A sociologia desempenha um importante papel formativo, na medida em que permite conhecer e compreender as sociedades contemporâneas e os seus principais mecanismos de funcionamento, contribuindo para desenvolver nos alunos uma atitude crítica, fomentar o debate de ideias e a tomada de decisões na medida em que é uma disciplina em que pomos de parte a nossa visão pessoal do mundo de modo a poder olhar com mais cuidado as influências que dão forma às nossas vidas e às de outras pessoas.

Ciência Política

"Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política." (Jean de La Bruyère)

Formação

Um contributo para a formação da pessoa através da transmissão de valores humanos e cristãos de acordo com a Pastoral Juvenil Salesiana. Espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências, construção da identidade, desenvolvimento da consciência cívica e incentivo à participação na sociedade.

DT Projeto

Uma proposta de reflexão e construção de um projeto de vida feliz.