Disciplinas

Educação Física
“Nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes repetidamente. A excelência não é um feito mas um hábito” Aristóteles
“Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. A prática de actividades físico-desportivas foi  e continua a ser uma das constantes do comportamento humano. A manifestação cultural da actividade física produziu-se de formas diferentes, em função das necessidades sociais e dos objectivos estabelecidos em cada período histórico e civilização: assim, tem sido vista como actividade utilitária que possibilita a sobrevivência; como preparação para a guerra; como meio de invocação religiosa; como jogo ou actividade recreativa e de ócio; como método de educação física para a saúde; ou então como desporto espectáculo e de competição. Hoje em dia, para poder entender o conceito de educação física é conveniente conhecer a influência que as distintas civilizações exerceram sobre ela ao longo dos séculos. Dependendo do seu objectivo, cada cultura estabeleceu um modelo de educação física diferenciado, que em muitas ocasiões ainda perdura”.
 
Educação Musical
“Uma casa sem música é como um corpo sem alma”. (D. Bosco)
A música tem vindo a desempenhar, ao longo da história, um importante papel no desenvolvimento do ser humano, tanto nos aspectos religioso, moral e social, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício de cidadania. A palavra música vem do grego – “Mousikê” – e significa a “Arte das Musas”. A paixão dos gregos pela música fez com que, desde os primórdios da civilização, ela se tornasse para eles uma arte, uma maneira de pensar e de ser. A introdução da Educação Musical no currículo do indivíduo, pretende desenvolver o pensamento musical, estético e emotivo do cidadão. Através de uma experiência musical viva e criativa, o aluno tem acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. Citando Florrance Baneer : “A música atrai a criança, serve de motivação, deixa-a mais atenta e é um instrumento de cidadania, contribuindo para a elevação da sua auto-estima”.
 
Educação Visual
Educação Visual é apenas e só a disciplina curricular que desafia o aluno a desenvolver as suas capacidades culturais, criativas e físicas, com o intuito de apurar os seus sentidos e os desfrutarem no futuro.
 
Educação Tecnológica
A Educação Tecnológica assume, cada vez mais, um papel determinante na formação do ser humano. As (r)evoluções tecnológicas sucedem-se e a sua compreensão constitui, para todos, um forte desafio. A tecnologia encontra-se no nosso quotidiano, desde o objecto mais simples ao sistema mais complexo. Esta ajuda-nos a levantar questões, compreender problemas e a utilizar instrumentos, com vista à participação crítica e activa num futuro melhor. 
 

 
Alguns links de interesse de Educação Tecnologica
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Agência Portuguesa do Ambiente
Instituto Nacional da Água
Sociedade Portuguesa de Energia
ABC da Energia
Blogue da SIC – Novas Tecnologias
Blogue da SIC – Terra Alerta
Portal das Energias renováveis
Portal de eficácia Energética