Apresentação

logo_tema_20182019_cores

"Seria possível dizer o que é a Matemática se esta fosse uma ciência morta. Mas a Matemática é, pelo contrário, uma ciência viva, que se encontra hoje, mais do que nunca, em rápido desenvolvimento, proliferando cada vez mais em novos ramos, que mudam não só a sua fisionomia, como até a sua essência."

José Sebastião e Silva

O Departamento de Matemática reúne os professores da área disciplinar de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

Fruto da criação humana, a Matemática surge e desenvolve-se a partir da busca de soluções para problemas do dia a dia.

A Matemática está presente em diversas situações do quotidiano. Hoje em dia é quase impossível encontrar uma atividade em que não seja necessário codificar, quantificar, analisar, contar, interpretar, ordenar, generalizar e estabelecer relações. São muitos os caminhos que nos levam à compreensão implícita ou explícita da Matemática.

É urgente acabar com a ideia de que a Matemática é apenas para génios! Todos são capazes de a aprender! Todos somos um pouco matemáticos, na profissão ou através das suas práticas diárias.

Os professores deste Departamento procuram desenvolver um trabalho em equipa, tendo em vista a gestão articulada dos programas dos vários ciclos, perspetivando a aprendizagem da Matemática como a construção de uma competência pluridisciplinar e uma ferramenta essencial de desenvolvimento das habilidades necessárias dos nossos alunos para uma vida produtiva em sociedade.

“A Matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo”

                                                                                                 Galileu