Plano de Desenvolvimento Curricular

 




No Plano de Desenvolvimento Curricular definem-se as orientações que permitem à Escola construir o seu processo de autonomia, contando para a sua operacionalização, as práticas pedagógicas aí desenvolvidas. Este documento propicia a compreensão necessária para garantir a retificação e a mudança, pretendendo uma avaliação contextualizada que tenha em conta os processos e não apenas os produtos.

O caminho escolhido pelos Salesianos de Manique - Escola é, ainda, marcado pela inspiração Cristã e pelo carisma da Pedagogia Salesiana, propondo um percurso para a justiça, o progresso, a verdadeira liberdade, a paz e a felicidade.

O Plano de Desenvolvimento Curricular dos Salesianos de Manique - Escola surge como um conjunto de decisões articuladas, partilhadas pela equipa docente, tendentes a dotar de maior coerência a sua atuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em propostas globais de intervenção pedagógico-didática adequadas a um contexto específico, percecionado no âmbito de um projeto, visto ser aberto, dinâmico e flexível, permitindo assim uma adequação a cada realidade específica.

No início de cada ano letivo, os Conselhos de Turma, em reunião, elaboram o Plano de Turma, tendo em conta o Plano de Desenvolvimento Curricular de Escola e as necessidades específicas de cada turma.

Assim, convivem no mesmo espaço físico e temporal, o Projeto Educativo, o Plano de Desenvolvimento Curricular de Escola, o Regulamento Interno, gerando a Calendarização Anual de Atividades e os diversos Planos de Turma.

Pretendemos responder à diversidade da população que frequenta os Salesianos de Manique - Escola e usamos o Plano de Desenvolvimento Curricular como instrumento de gestão pedagógica da Escola promovendo uma intervenção de qualidade crescente, uma cultura de reflexão e de análise dos processos de educar e de fazer aprender e uma partilha permanente entre os professores e os outros elementos da comunidade educativa.

No presente ano letivo foi escolhido, como mote inspirador da concretização dos princípios e valores que queremos viver:

                                                                       "Escuta! E levanta-te”