Projeto educativo de escola

Documento de caráter pedagógico que, elaborado com a participação da comunidade educativa, estabelece a identidade própria de cada escola através da adequação do quadro legal em vigor à sua situação concreta, apresenta o modelo geral de organização e os objetivos pretendidos pela instituição e, enquanto instrumento de gestão, é ponto de referência orientador na coerência e unidade da ação educativa. Costa, J. A. (1991, p.10), Gestão Escolar, Lisboa, Texto Editora
 
O Projeto Educativo de Escola, de acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, constitui, conjuntamente com o Regulamento Interno, o Ideário, o Plano Anual de Atividades e o Projeto Curricular de Escola, um dos instrumentos do processo de autonomia das Escolas.
 
De acordo com o artigo 9.º do citado Decreto-Lei, o projeto Educativo é definido como o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias, segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a sua função educativa.
 
Este Projeto, elaborado pela Comunidade Educativa Salesiana e submetido à aprovação do Conselho Pedagógico e Entidade Titular, procura traduzir a identidade da Escola Salesiana de Manique cuja missão é a promoção integral da pessoa, onde se procura o crescimento e o amadurecimento de cada aluno em todas as suas dimensões, através de uma educação que se caracteriza pelo espírito de família, pelo clima de alegria, pelo sentido de festa e pela participação criativa, utilizando o ambiente educativo, como veículo e proposta de valores.
 
Este Projeto Educativo, de acordo com os princípios estabelecidos nos currículos nacionais, valoriza a integração dos diversos parceiros na Escola, dos recursos e a sua articulação com o meio envolvente.