HISTÓRIA

 

igrejamatriz
capelaneves-tratada
igrejaalvide-tratada
igrejabicesse
igrejacruzvermelha-tratada
Janes-scaled
Malveira-mini
Murches-mini

Alcabideche

A etimologia do nome Alcabideche segundo alguns toponimistas, provém de uma palavra árabe, “al-qabdaq”, que significa “fonte de água” designação justificada pelos diversos cursos de água da região e fontes, duas delas grandes e especiais às quais se atribuíam virtudes medicinais.

Paróquia de Alcabideche

A Igreja Matriz de Alcabideche tem como padroeiro S. Vicente, pensa-se que por influência da comunidade moçárabe que estava muito ligada ao culto do padroeiro de Lisboa.

A criação da paróquia de Alcabideche dá-se a 26 de setembro de 1841. Atualmente a Paróquia de Alcabideche abrange as seguintes localidades: Abuxarda; Adroana; Alcabideche; Aldeia de Juso; Alcoitão; Alvide; Amoreira; Atrozela; Bicesse; Cabreiro; Cruz Vermelha; Janes; Malveira da Serra; Manique; Murches; Neves; Pai do Vento; Pisão; Zambujeiro;

 A Paróquia conta com 8 centros de culto paroquiais: Alcabideche, Alvide, Bicesse, Cruz Vermelha, Janes, Malveira da Serra, Murches, Neves.

Comunidades religiosas: Salesianos de Manique, Religiosas do Amor de Deus, Monjas Concepcionistas e Irmãs Salesianas - São José.

A Paróquia de São Vicente de Alcabideche foi confiada aos Salesianos em Setembro de 2020.  Foram os primeiros párocos Salesianos Pe. Juan Freitas e Pe. Manuel Mendes.