Cantina | Bar

As Ementas também estão disponíveis no DNA online. 
Para consulta do Portal DNA online, deve dirigir-se à secretaria da escola e solicitar os códigos de acesso. 

Horário de Funcionamento do Bar:
Das 07:30 h às 21:30 h

Responsável pelos serviços: Rui Henriques
Colaboradores: Carmina Barradas; Margarida Alves; Lúcio Barros; Maria da Conceição Duarte e Silvério Almeida.

Horário de Funcionamento da Cantina: 
Das 12:00 às 14:00
Chefe: Luís Marques

A Cantina e o Bar escolar como espaço privilegiado na formação

A infância e adolescência são períodos cruciais para a saúde, em que a alimentação é extraordinariamente importante, dadas as necessidades nutricionais específicas destes grupos etários. Considerando que a escolas são locais favoráveis à adopção de estilos de vida saudável para a promoção de saúde, e que o fornecimento de uma alimentação nutricionalmente equilibrada deve integrar os objectivos educacionais, a nossa escola assumiu o compromisso de proporcionar uma oferta alimentar não só equilibrada mas também agradável e apelativa. 

Dado que as refeições escolares representam na maioria das vezes, 40 % da ingestão diária dos alunos, a cantina e o bar escolar têm uma importância fundamental no quotidiano dos alunos, não só numa perspectiva nutricional mas também social. Estes, devem ser vistos como espaços de educação e enquanto tal, podem não contribuir para uma mudança imediata dos hábitos alimentares, mas deverão sempre de funcionar como modelo de alimentação a seguir. 

No entanto, devemos salientar que cada um destes locais assume um papel diferenciado no fornecimento das refeições dos nossos alunos. Durante o almoço, a opção dos alunos pela cantina é a mais indicada porque, para além de encontrarem uma ementa com um valor nutricional equilibrado para as suas necessidades, este espaço permite um momento de convívio o qual, reforça as relações afectivas entre alunos, professores e funcionários, podendo melhorar consideravelmente o clima da escola.

Por seu lado, o bar escolar deverá ser um local complementar e não alternativo à cantina, logo, não deverá ser encarado como opção em detrimento da cantina.
A nossa cantina escolar tem o intuito de funcionar com determinadas metas estabelecidas:
 
Pelo menos 90% das sopas com produtos hortícolas e/ou leguminosas
Pelo menos 60% das sopas com hortaliça
Pelo menos 20% das sopas  e do segundo prato com leguminosas
100% do segundo prato com produtos hortícolas
5 a 10% dos 2ºs pratos com ovo
Pelo menos 60% das confecções com pouca gordura de adição
Percentagem de fritos inferior ou igual a 20%
Pelo menos 90% das sobremesas de fruta fresca

A promoção de saúde na escola, para além do investimento na aquisição de competências por parte dos jovens e dos adultos que com eles se relacionam, tem como principal esforço mudar e desenvolver o ambiente físico e social, de modo a tornar as escolhas saudáveis, escolhas mais fáceis. Educar para comer bem, de uma forma saudável, constitui um desafio às capacidades de crítica e de assertividade para contrapor ao meio circundante, a sua vontade esclarecida. Um aluno bem alimentado apresenta maior aproveitamento escolar, tem o equilíbrio necessário para o seu crescimento e desenvolvimento e mantém, as defesas imunológicas adequadas.

 

  • PA160124
  • PA160119
  • PA160118