Educação para a saúde

Educação para a Saúde 

2016 | 2017

 Horário:
Intervalo de almoço3ª e 5ª - 13:30hàs 14:45

 Destinatários: Todos os alunos da escola 

 Professora: Sílvia Dias

No seguimento da Portaria n.º 196-A/2010 de 9 de abril, que vem regulamentar a Educação para a Saúde nos diferentes ciclos de ensino, foi elaborado um projeto para trabalhar diferentes temáticas. A Educação para a Saúde deve ser abordada transversalmente e integra os seguintes temas: alimentação e atividade física, consumo de substâncias psicoativas, sexualidade e afetos e violência no meio escolar.

Este projeto tem em conta o Projeto Educativo de Escola, que visa a formação de indivíduos enquanto futuros cidadãos.

Os temas a trabalhar com os alunos dos diferentes níveis (2.º e 3.º Ciclos e Secundário) terão os seguintes objetivos gerais:

  • Promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física;
  • Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivos entre os jovens;
  • Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade;
  • Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros;
  • Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa;
  • Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência;
  • Promover uma intervenção eficaz baseada no conhecimento;
  • Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem.

Os Salesianos de Manique estabeleceram um protocolo com a Plataforma da Saúde da Câmara Municipal de Cascais. A plataforma assume um carácter dinâmico de parceria entre a comunidade escolar e outras entidades concelhias com intervenção em Saúde, assegurando a autonomia dos diferentes projetos educativos, bem como o respeito pelas dinâmicas locais e de parceria, já estabelecidas. 

 

Atividades

Serão desenvolvidas diferentes atividades ao longo do ano, onde se visa trabalhar os temas e objetivos estabelecidos. Essas atividades serão dinamizadas pelos professores e outros colaboradores externos, designadamente entidades que colaboram com a plataforma.

 

A professora responsável da Educação para a Saúde

Sílvia Dias