Educação para a saúde

“Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.” (in CARTA DE OTTAWA PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE, Ottawa, novembro de 1986.)

 

A nossa escola tem vindo a assumir cada vez mais a sua parte da responsabilidade da literacia ao nível da saúde, procurando motivar a alteração dos comportamentos que interferem nos diferentes âmbitos da saúde.

Mantemos consciente a ideia de formar jovens saudáveis em todas as suas dimensões. E é nesse sentido que desenvolvemos o trabalho na Educação para a Saúde, orientando-nos pelos temas legalmente definidos (Educação Alimentar e Atividade Física, Afetos e Educação para a Sexualidade, Comportamentos Aditivos e Dependências e Saúde Mental e Prevenção da Violência), procurando concretizar os seguintes objetivos:

  • Melhorar o estado de saúde global dos jovens alterando comportamentos e estilos de vida pouco saudáveis.
  • Sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde.
  • Promover ações de sensibilização que previnam comportamentos de risco.
  • Reforçar a componente humanista da vivência escolar, pela promoção e/ou reforço das interações positivas entre todos os elementos da comunidade escolar e educativa.
  • Propiciar o crescimento em liberdade e responsabilidade, para a adoção de estilos de vida saudáveis, na conquista de autonomias e do espírito crítico e autocrítico.
  • Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência.
  • Contribuir para a definição de políticas claras em matéria de consumos de substâncias psicoativas.
  • Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar.
  • Ensinar/aprender a dizer NÃO a estilos de vida nocivos da vida.
  • Inverter a tendência crescente de perfis de doenças associadas a uma deficiente nutrição.
  • Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens.
  • Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).
  • Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade.
  • Inserir a Educação Sexual e Afetiva no contexto da Escola Promotora de Saúde.
  • Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros.
  • Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem.

Vamos desenvolvendo diferentes atividades ao longo do ano que estão devidamente enquadradas nos temas e objetivos a concretizar. Os Salesianos de Manique estabeleceram um protocolo com a Plataforma da Saúde da Câmara Municipal de Cascais. A plataforma assume um carácter dinâmico de parceria entre a comunidade escolar e outras entidades concelhias com intervenção em Saúde, assegurando a autonomia dos diferentes projetos educativos, bem como o respeito pelas dinâmicas locais e de parceria, já estabelecidas. Todas estas entidades colaboram com a nossa escola para a dinamização de diferentes projetos. Desde o início do ano de 2018 que contamos com a colaboração direta da Enf.ª Helena Borges do ACES de Cascais.

Toda a comunidade deve estar envolvida na construção deste projeto, tornando-o uma dinâmica intrínseca nas atividades do quotidiano.

 

A responsável pela Educação para a Saúde

Sílvia Dias