Programa Ideias Brilhantes

Objectivo Geral: 
Este programa destina-se a aumentar a resiliência dos adolescentes, ajudando-os a desenvolver competências do pensamento optimista.

Objectivos Específicos: 
Fornecer aos alunos competências de coping para que saibam lidar eficazmente com situações de vida difíceis e desafiantes. O programa cobre as quatro competências básicas do pensamento optimista: 
1) escutar o diálogo interior; 
2) avaliar a adequação do diálogo interior; 
3) gerar alternativas; 
4) desafiar o pensamento catastrófico. 
Após o programa espera-se que aumente a motivação dos alunos para a aprendizagem e os comportamentos e dinâmicas adequadas em sala de aula, bem como a aquisição de competências metacognitivas.

Beneficiários
Alunos
Alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade. A aplicação de programas de prevenção apenas em indivíduos de alto risco está provado ser ineficaz. O que é necessário são programas que reduzam o risco geral na população global. Por isso justifica-se a aplicação deste programa a todo um ano lectivo durante o período de aulas.

Professores
Também se espera que os professores envolvidos no programa ganhem com a aprendizagem de estratégias de pensamento optimista. Nas suas vidas profissionais, o programa dá aos estudantes e professores uma linguagem comum com a qual podem discutir situações difíceis à medida que estas surgem. Para além disso, as competências do programa são igualmente aplicáveis à vida pessoal dos professores.