Parlamento dos Jovens

Ensino Secundário
2016-2017 

Mais uma edição do Parlamento dos Jovens

“40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”

 

     Dando continuidade aos anos letivos anteriores, no presente ano letivo, os nossos alunos do ensino secundário foram novamente desafiados a participar no Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República.

     O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e Juventude, Ministério da Educação e Secretarias Regionais de Educação. Desde a primeira edição possui como objetivo essencial a promoção da educação para a cidadania e do interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.

      Ao longo das várias participações, os alunos dos Salesianos de Manique representaram de forma positiva o projeto educativo que os norteia, com um comportamento exemplar, capacidade de trabalho, interesse e participação no espirito de uma cidadania consciente, crítica, mas ao mesmo tempo construtiva. Em três anos os nossos alunos atingiram a fase final da atividade, realizada na Assembleia da República, tendo em outras ocasiões contribuído com as suas propostas para a mesma fase.

     O trabalho desenvolve-se a partir do mês de novembro, com encontros semanais, nos quais os alunos interessados formam listas e desenvolvem as suas propostas, sendo apoiados por professores dos grupos disciplinares de Sociologia/Economia/Ciência Política e História.

      Atualmente, os nossos jovens deputados debatem ideias associadas ao tema: 40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.

     Com pesquisa, reflexão e debate, começam a surgir boas ideias que, mais uma vez, mostram que os jovens podem contribuir de forma crítica e informada na construção do seu próprio futuro.

     A primeira fase da atividade realiza-se até ao dia 25 de janeiro com a inscrição, já efetuada, até à sessão escolar. Em janeiro decorrerá a sessão escolar. Nesse momento serão eleitos os deputados que irão defender o nosso Projeto de Recomendação no circulo eleitoral de Lisboa.

     Numa segunda fase realiza-se a Sessão Distrital até ao dia 01 de abril, sendo a Sessão Nacional realizada entre 26 e 27 de maio.

     Esperamos, tal como nos anos anteriores, ter um número de alunos motivados a participar, discutir e criar, no espirito de educação para a cidadania participativa que marca as Escolas de D. Bosco.

 

Os professores responsáveis pelo projeto: Isabel Farinha, Miguel Nunes e Rita José.