Ténis de mesa 2022/23

> Notícias > Ténis de mesa 2022/23

Além de todos os benefícios que o desporto em geral comporta, o ténis de mesa – pelas suas especificidades (sem contacto físico entre os jogadores, por exemplo) – apresenta um baixo risco de lesões e de traumas.

Os fatores idade, género, peso ou altura não são impeditivos para a eficiência da prática desta modalidade desportiva, permitindo que qualquer pessoa jogue e se divirta, dentro das suas próprias capacidades e limitações. O dispêndio de calorias dependerá da intensidade que se pretender e for capaz de colocar nos treinos e/ou competições.

O ténis de mesa é uma ótima modalidade desportiva para melhorar a saúde física e mental: treina a coordenação motora (principalmente entre os olhos e a mão); exercita a capacidade de concentração e a agilidade de raciocínio, aguçando os reflexos; é muito aeróbica na utilização simultânea dos membros inferiores e superiores do corpo; tratando-se de um desporto rápido e que utiliza um pequeno espaço físico, os movimentos musculares finos e grossos também são aprimorados; ao procurar antecipar a jogada da/o adversária/o, estimula o estado do alerta mental e a estratégia tática, desenvolvendo muito o raciocínio lógico, intuitivo e criativo. Enfim, reconhecendo que o mais importante é os alunos praticarem desporto (seja qual for a modalidade), há muitas e boas razões para optar pelo ténis de mesa.

Artigos Relacionados