Viagem de Humanidades a Madrid

> Notícias > Viagem de Humanidades a Madrid

Aos alunos do 11° ano do curso de humanidades dos Salesianos de Manique (2024/25) foi proposta uma visita de estudo a Madrid. Realizada esta visita, concluo que sem dúvida valeu a pena!
Em primeiro lugar, o caráter educativo da viagem (encaixando-a inequivocamente na definição de visita de estudo) é inegável. Todos os lugares que visitamos foram contextualizados historicamente através de explicações breves e extremamente eficazes. Tirar uma dúvida era tão simples quanto apontar para um pedaço de arquitetura, estátua peculiar, obra de arte e simplesmente perguntar!
Isto resulta porque torna a aprendizagem profundamente intuitiva e interativa, isto é exacerbado quando estamos efetivamente dentro de um museu. O guião que preenchemos no Museu Thyssen-Bornemisza, por exemplo, permitiu uma reflexão literalmente em frente aos quadros. Assim, o impacto destas obras foi sentido de forma incomparável a uma atividade parecida em sala de aula.
Portanto sim, numa perspetiva educativa, a viagem teve sucesso. No entanto, existe outro lado impossível de não mencionar: o lado social.
Efetivamente, viagens como esta, apesar de infelizmente (na maior parte das vezes), não incorporarem as turmas inteiras, são grandes agentes a favor da criação de laços entre colegas de curso, não só da mesma turma!
Os alunos, numa viagem como a realizada, são sujeitos a situações cuja companhia é sempre uma garantia. Nos tempos com os professores, quando o grupo está inteiramente junto, estamos sempre perto uns dos outros. Desta forma, existe uma experiência partilhada que, devido à sua eficácia educativa, será muito provavelmente conversada. A experiência partilhada desenvolve absolutamente todos os laços interpessoais dos participantes.
Em adição, eu diria que esta aproximação é mais notável ainda (apesar de em grupos mais focados) nos tempos livres. Pois agora o “turismo educativo” está nas nossas próprias mãos, e pessoas com os mesmos interesses (descobertos nos tempos em grupo), sem exceção, juntam-se e colaboram na exploração deste centro histórico à medida que aprendemos todos juntos, não apenas história, mas algo tão vital quanto: Autonomia.
Em suma, a viagem a Madrid do curso de humanidades foi um sucesso absoluto. Quer numa perspetiva educativa (devido à aprendizagem intuitiva e interativa inerente à visita de estudo), quer numa perspetiva social, sendo que a experiência partilhada estimula o desenvolvimento dos laços interpessoais dos alunos e igualmente a nossa autonomia. Valeu a pena!

Pedro Alves, 11° D, n° 19.

Artigos Relacionados

Aula de Campo ao Centro de Ciência Viva de Constância

Para terminar o Mapa de Ideias 03, Cabeça na Lua… Pés na Terra, viajamos até ao Centro de Ciência Viva especialista em Astronomia. Os nossos exploradores receberam conhecimento no planetário,...

Visita de estudo às instituições da União Europeia 2026

Bruxelas recebeu-nos de braços abertos! Hoje começou a nossa visita de estudo e não poderia haver melhor ponto de partida do que Bruxelas: uma cidade onde a História e a...

Visita  de Estudo dos alunos do 11.º ano dos Salesianos de Manique ao CERN

Entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2026, os alunos do 11.º ano da Escola Salesianos de Manique viveram uma experiência verdadeiramente transformadora numa viagem de estudo a...

Genebra – terceiro dia de viagem

No terceiro dia de viagem os alunos dos Salesianos de Manique chegaram ao museu da Cruz vermelha armados com mochilas, botas de neve e aquela energia típica de quem saiu...

11º ano em Genebra

No dia 7 de Janeiro, os alunos do 11° ano da área de ciências e tecnologia chegaram a Genebra e conheceram as redondezas da cidade. No dia 8 de janeiro,...
Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.