Desporto Escolar

Atletismo

Departamento
Desporto Escolar

A prática do atletismo dentro do ambiente escolar tem um papel de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, além de contribuir significativamente no auxilio as necessidades biológicas e sociais. A utilização de atividades lúdicas está presente em todas as atividades propostas pelos professores dentro da modalidade de atletismo pois assumem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança.

O núcleo de atletismo da Escola Salesiana de Manique iniciou a sua atividade em 1990, com o objetivo de proporcionar aos alunos da escola uma atividade eclética, que permitisse o desenvolvimento integral dos mesmos.

Com a construção da pista sintética de atletismo, a participação dos nossos alunos estendeu-se ao desporto federado.

A proposta de funcionamento do nosso núcleo surgiu em consequência do trabalho desenvolvido até à altura e fundamentalmente, devido às excelentes condições para a prática da modalidade que a Direcção da Escola proporcionou e que abrangem uma pista de atletismo sintética de 200m apetrechada para a prática de corrida de barreiras, salto em altura, salto em comprimento, triplo salto, lançamentos do peso e dardo, corridas de velocidade e meio-fundo, e, salto com vara.

Entre as várias iniciativas destaca-se:

  • A organização de dez Ações de Formação para Professores de Educação Física, tendo todas elas sido dinamizadas por Técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo e proporcionou em média a 55 professores / Ação, a possibilidade de se identificarem com os novos processos de Ensino / Aprendizagem de todas as disciplinas do atletismo no âmbito da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar;
  • A realização de dois estágios de aperfeiçoamento para jovens praticantes da modalidade da região de Lisboa ao nível das barreiras, saltos e velocidade, no âmbito do desporto escolar e federado com a colaboração do Centro de Formação Sul da Federação Portuguesa de Atletismo;
  • A promoção de cinco cursos de Juízes árbitros para jovens, proporcionando a alguns, a possibilidade de fazerem parte neste momento do quadro de juízes regionais da Associação de Atletismo de Lisboa;
  • A realização de trinta e uma competições / convívios entre escolas e / ou clubes do Concelho de Cascais, tendo a presença média de 155 jovens por atividade.

Foram também criadas condições para o surgimento de um clube de atletismo, que proporciona a todos os jovens interessados deste estabelecimento de ensino e de todos com quem existem já protocolos elaborados (seis estabelecimentos de ensino), a possibilidade de participarem em todas as provas da Federação Portuguesa de Atletismo.

Desde o ano em que o núcleo de atletismo foi formalizado (1996 / 1997) e até à presente data, foram inúmeras as competições desportivas em que participámos, quer de âmbito regional e nacional, como também ao nível internacional.

Apresenta-se de seguida, um resumo dos resultados obtidos.

RESULTADOS DESPORTIVOS

69 Títulos distritais coletivos em provas de corta – mato;
31 Títulos individuais distritais em provas de corta – mato;
1 Título de Vice-Campeã Nacional individual de iniciados femininos;
4 Títulos nacionais coletivos de corta – mato em juvenis femininos;
1 Título nacional coletivo de corta – mato em iniciados femininos;
2 Títulos de vice – campeãs nacionais coletivas de corta – mato de iniciados femininos;
2 Títulos de vice – campeões nacionais coletivos de corta – mato de Juvenis Masculinos;
1 Terceiro lugar coletivo no corta – mato Nacional de Juvenis feminino;
46 Títulos distritais coletivos de pista;
270 Títulos distritais individuais de pista;
28 Títulos regionais coletivos de pista;
146 Títulos regionais individuais de pista;
23 Títulos nacionais coletivos de pista;
113 Títulos nacionais individuais de pista.

PROVAS INTERNACIONAIS ESCOLARES

Participação nos Jogos da F.I.S.E.C. (Federação Internacional do Desporto Escolar Católico) nas Canárias (98); Lisboa (99); França (2000), Hungria (2001), Malta (2002), Salamanca (2003), Malta (2004), Madrid (2005), Hungria (2006 e 2007), Malta (2008), Lagos (2009), França (2010) e Lisboa (2011) com a obtenção de 151 Medalhas assim distribuídas:

INDIVIDUALMENTE

32 Medalhas de ouro;
51 Medalhas de prata,
56 Medalhas de bronze;

COLETIVAMENTE

1 Medalha de Ouro;
7 Medalhas de Prata;
4 Medalhas de Bronze.

Participação nos jogos da I.S.F. (Federação Internacional Escolar) de Corta – Mato na Letónia em 1998 com a obtenção do 14º lugar coletivo em juvenis femininos;
Participação nos Jogos da I.S.F. de Corta – Mato em Marrocos em 2000 com a obtenção do 17º lugar coletivo em Juvenis feminino.
Participação nos Jogos da ISF de Atletismo de Pista em 2005 em Vila Real de Santo António, com as equipas masculina e feminina, com a obtenção do 9º e 12º lugar entre 22 países e Estónia em 2009 com a equipa feminina a classificar-se no 7º e a masculina no 13º lugar entre 30 países;
Participação com 3 alunas nas Gimnasíadas na Turquia em 2016.

Horário:

segundas-feiras das 13h30 às 14h30
quintas-feiras das 12h00 às 12h45

Contactos ArtiSport


Para mais informações contacte-nos através de email artisport@manique.salesianos.pt