Os Salesianos de Manique partilham as seguintes orientações para a realização das inscrições nos Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.
Afixação de resultados das Provas Finais do Ensino Básico 1.ª FASE – 15 de julho no pórtico do bloco C.
Afixação de resultados das Provas Finais do Ensino Básico 2.ª FASE – 5 de agosto no pórtico do bloco C
Afixação de resultados das Reapreciações da 1.ª Fase – 8 de agosto no pórtico do bloco C
Afixação de resultados das Reapreciações da 2.ª Fase – 29 de agosto no pórtico do bloco C
2.ª Fase de Provas Finais
As inscrições nas Provas Finais ou Provas de Equivalência à Frequência na 2.ª Fase, para aprovação, são feitas obrigatoriamente na plataforma PIEPE (https://jnepiepe.dge.mec.pt).
As inscrições na 2.ª Fase decorrem entre os dias 15 e 16 de julho.
Consultas e Reapreciações
Este ano, nas Provas Finais do Ensino Básico não há lugar a consulta de prova. Só as Provas a Nível de Escola e as Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico onde haja registo escrito em suporte de papel são passíveis de consulta e reapreciação.
O pedido de consulta de Provas a Nível de Escola e Provas de Equivalência à Frequência irá realizar-se durante os dias 15 e 16 de julho (1.ª Fase) e 5 e 6 de agosto (2.ª Fase).
O pedido deverá ser efetuado preenchendo o Modelo 09/JNE, de 2025, disponível na página do JNE (https://dge.mec.pt/modelos) que deverá ser enviado para o email Consulta.Prova@manique.salesianos.pt com conhecimento secretaria@manique.salesianos.pt.
Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE editável (https://dge.mec.pt/modelos) devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
O requerimento é enviado nos dois dias úteis seguintes à entrega da Prova para consulta para
Reapreciacao.Prova@manique.salesianos.pt
Afixação de resultados dos Exames Nacionais do Ensino Secundário 1.ª FASE – 15 de julho no pórtico do bloco C.
Afixação de resultados dos Exames Nacionais do Ensino Secundário 2.ª FASE – 5 de agosto no pórtico do bloco C
Afixação de resultados das Reapreciações da 1.ª Fase – 8 de agosto no pórtico do bloco C
Afixação de resultados das Reapreciações da 2.ª Fase – 29 de agosto no pórtico do bloco C
2.ª Fase de Exames Nacionais
As inscrições para a 2.ª Fase dos Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência realiza-se entre os dias 15 e 16 de julho. A inscrição é obrigatória e deverá ser realizada na plataforma PIEPE (https://jnepiepe.dge.mec.pt), com os dados de acesso utilizados na 1.ª Fase.
Fichas ENES – 12.º ano
Levantamento na Secretaria a partir do dia 18 de julho (1.ª Fase) e 13 de agosto (2.ª Fase).
Pedidos de Preferência Regional na ficha ENES deve ser solicitado por email com a máxima urgência antes da entrega das mesmas para enes@manique.salesianos.pt
Consultas e Reapreciações
O pedido de consulta de Prova será entre os dias 15 e 16 de julho (1.ª Fase) e 5 e 6 de agosto (2.ª Fase).
O pedido deverá ser efetuado o Modelo 09/JNE, de 2025 editável disponível na página do JNE (https://dge.mec.pt/modelos).
Enviar pedido para Consulta.Prova@manique.salesianos.pt, com conhecimento secretaria@manique.salesianos.pt, indicando se pretende receber a prova em suporte digital ou em papel (mediante pagamento de 10€ em ambos os casos realizado por transferência bancária). O comprovativo de pagamento deve estar anexo ao pedido.
O pedido de reapreciação de Prova deve ser efetuado nos dois dias úteis seguintes à disponibilização da prova através do preenchimento dos modelos 12/JNE e 12-A/JNE editáveis disponíveis em https://dge.mec.pt/modelos, que deverão ser enviados para o email Reapreciacao.Prova@manique.salesianos.pt, com conhecimento secretaria@manique.salesianos.pt.
O pedido é formalizado mediante assinatura do EE/aluno maior de idade e pagamento por transferência bancária.
O comprovativo de pagamento deve estar anexo ao pedido.
Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE editável (https://dge.mec.pt/modelos) devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
O requerimento é enviado nos dois dias úteis seguintes à entrega da Prova para consulta para
Reapreciacao.Prova@manique.salesianos.pt
Aguarda Publicação
Inscrição nos Exames Nacionais – 1.ª Fase – 6 a 19 de março 2025
Inscrição nos Exames Nacionais – 2.ª Fase – 15 a 16 de julho 2025
PIEPE – Plataforma de Inscrição nos Exames Nacionais
Manual de Inscrições PIEPE 2025
Guia Provas de Ingressos – Acesso ao Ensino Superior 2025 – Índices de Cursos (introdução)
Pedido da senha para candidatura online ao Ensino Superior em 2025
Identificação do nome e código dos Exames Nacionais – IAVE Provas e Exames finais nacionais ES
